Fazendo arte

8 formas divertidas de estimular os sentidos do seu filho

0
6668

1 – PINTAR AFINA A COORDENAÇÃO MOTORA

Ao colorir ou desenhar, seja com as mãos, pincéis, lápis, giz ou canetas, a criança aprimora seu controle corporal, em especial a coordenação olho-mão e a habilidade motora fina. Além disso, as artes gráficas também trabalham a sensibilidade e a criatividade. Tudo isso vai contribuir para o seu desenvolvimento neuropsicomotor.

2 – ESCULPIR DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO

A criação de objetos passa pela escolha de formas, tamanhos, equilíbrio, proporção etc., conceitos da matemática, que ajudam a enriquecer o pensamento lógico e as habilidades de cálculo.

3 – TOCAR AMPLIA A MEMÓRIA

Qualquer que seja o instrumento adotado, a música vai ajudar a criança a reter conhecimento. Para executar as composições, ela vai precisar memorizar notas e melodias, desta forma, a música se torna um ótimo exercício para o cérebro.

4 – CANTAR AJUDA A TER MAIS AUTOCONTROLE

Para trabalhar a voz é necessário treinar a respiração e controlar timbre e entonação. Tudo isso exige muita disciplina, consciência e domínio corporal. Por isso, cantar favorece a autopercepção.

5 – DANÇAR FORTALECE A AUTOESTIMA

A confiança aumenta a cada passo aprendido e executado, gerando uma atitude positiva que impacta no modo como a criança se enxerga, trabalhando sua autoaceitação. A dança faz do corpo um instrumento de comunicação e de socialização.

shutterstock_394545289

6 – INTERPRETAR AJUDA A EXPRESSAR AS EMOÇÕES

Assim como a dança, a atuação exercita a sensibilidade e o improviso, e amplia a capacidade perceptiva da criança, oferecendo a oportunidade de ela conhecer outros pontos de vista e outras realidades além da sua própria, vivenciando todo tipo de sentimento por meio da interpretação.

7 – ESCREVER ESTIMULA O PENSAMENTO

Mais um meio pelo qual a criança pode manifestar o que há dentro de si. Escrever uma história, uma música, um poema, até mesmo um desabafo ajuda a organizar melhor as ideias, exercita a criatividade e amplifica sua capacidade de argumentação.  

8 – COZINHAR EXERCITA MULTICONHECIMENTOS

Na culinária a criança tem contato com diversos conceitos e ensinamentos: leitura (receitas, rótulos, instruções), raciocínio matemático (unidades de medida, proporção, contagem de tempo e temperatura, soma de ingredientes etc.), conhecimentos geográficos (origem dos alimentos, clima), conhecimentos biocientíficos (espécies, processos, higiene, nutrição), além do estímulo da criatividade, da coordenação motora, da paciência e da concentração. Por meio dessa arte também é possível estimular hábitos saudáveis de alimentação e a desenvoltura de um paladar mais sofisticado.

No Colégio Positivo, a arte é um método estratégico de ensino. Venha nos conhecer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here