5 brincadeiras para ajudar seu filho a aprender a ler

0
377

Você vai precisar de:

– Papel ou cartolina;

– Caneta;

– Lápis;

– Borracha;

– Figuras (que podem ser desenhadas por vocês mesmos);

– Objetos variados.

1. RESOLVER E RELACIONAR

Escolha alguns objetos e escreva em papéis separados as iniciais de cada um. Mostre uma das letras e peça para seu filho trazer o objeto que corresponde a ela;

Ex.: mostre tudo aquilo que está do outro lado do quarto: agenda, boneca, bola, batom, cesta, caderno, fralda, giz, livro, lápis, óculos, panela, pulseira, quadro, relógio, tampa e telefone. Pegue a letra B e pergunte: “que letra é essa?”. Em seguida diga: “traga para mim tudo aquilo que começa com a letra B!”.

2. RESOLVER E DESENHAR

Escreva palavras simples em papéis separados. Sorteie uma letra e peça para seu filho pegar o papel que tenha a palavra com essa inicial;

Ex.: você pergunta “o que começa com a letra B?” e ele pega o papel escrito “BOLA”. Na sequência, você pede para ele desenhar uma bola.

3. RESOLVER E ESCREVER

Mostre objetos ou figuras e peça para seu filho escrever a letra inicial da imagem;

Ex.: você mostra um livro ou o desenho de um livro, pergunta o que é e pede para ele escrever a primeira letra da palavra livro.

4. RESOLVER, ENCONTRAR E CORRIGIR

No meio de letras repetidas coloque uma letra diferente. Peça para seu filho identificar e corrigir a letra invasora.

Ex.: escreva a lápis uma sequência de letras “D” e coloque uma letra “B” no meio: D D D D D D D D B D D D D D D D. Você pergunta qual é a letra que aparece várias vezes. Quando seu filho responder “D”, você pergunta se tem alguma letra diferente. Assim que ele encontrar a peça para dizer qual é, apague-a e escreva a letra certa.

5. FORMAR PALAVRAS

Escreva sílabas em papéis separados. Sorteie uma delas e peça para seu filho formar uma palavra com as sílabas seguintes disponíveis.

Ex.: você faz cartões com as sílabas CO CA LA DA LO SA DO JA TE. Ele pega a sílaba “CA” e você pergunta que palavra ele pode formar com inicial “CA”. Ele pode escolher “SA”, “LO”, CO etc.

Dicas: faça letras de forma (caixa alta) e de tamanho grande, use cores fortes e variadas e recorte os papéis ou cartolinas em formato de cartão, do tamanho da palma de sua mão.

No Colégio Positivo, todo mundo aprende brincando! Venha conhecer nossa metodologia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here