Como auxiliar seu filho a encarar os desafios do Ensino Fundamental – Anos Iniciais na volta às aulas?

Veja 4 dicas!

0
111

Essa etapa escolar é um marco para o desenvolvimento das crianças por incluir muitas mudanças, inclusive a alfabetização

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental talvez seja um dos momentos mais esperados da vida escolar das crianças. É nessa etapa que os pequenos ganham mais tarefas e também mais responsabilidades, ainda mais com a pressão da alfabetização e a aprendizagem de conteúdos mais elaborados. É por isso que os pais devem ajudar a amenizar a ansiedade das crianças no início do ano letivo.

Confira algumas dicas que podem facilitar esse processo:

1) Ajude seu filho a entrar novamente na rotina

Ainda que as aulas já tenham começado, a primeira semana do ano letivo é sempre marcada por aquela dificuldade em entrar na rotina. Por isso, o sono e a alimentação da criança devem estar bem regulados. Agora é hora de estabelecer – e respeitar – horário para dormir e também caprichar no cardápio das refeições feitas em casa. Além disso, os pais também devem se organizar com seus horários para que não haja correria antes de sair de casa nem pressa para realizar as primeiras atividades do dia, como tomar café da manhã, escovar os dentes e vestir o uniforme.

2) Mostre que a nova etapa não é um bicho de sete cabeças

É importante deixar claro todas as novidades que vão acontecer nessa nova etapa, mas fazer isso de forma a não criar ainda mais expectativa e ansiedade. Se a criança estiver na mesma escola em que já estudava, mostre que os amigos também estarão aprendendo coisas novas, junto com seu filho. Por outro lado, se a criança estiver começando essa etapa em uma nova escola, incentive-a a fazer novos amigos e a fazer grandes descobertas com eles. Mostre, também, que, apesar de ser um momento mais evoluído da vida escolar, ainda há espaço para ser criança, ainda que não o tempo inteiro.

3) Deixe que a criança ganhe intimidade com o material escolar

A essa altura do campeonato, todo o material escolar já está escolhido e comprado, mas é importante que a criança tenha acesso a ele, ganhando intimidade com o material que será utilizado por ela mesma. E isso não se refere apenas a lápis, canetas e cadernos, mas também aos livros didáticos e/ou apostilas. Aliás, vale dar uma olhada no conteúdo que será trabalhado nas primeiras semanas para tirar eventuais dúvidas e facilitar as conversas com a criança,

4) Demonstre interesse em relação ao que acontece na escola

Conselheiro da revista Parents, Michael Thompson diz que “crianças de sete e oito anos têm opiniões definidas sobre o que gostam ou não”. Por isso, demonstre interesse em saber o que aconteceu nos primeiros dias de aula, perguntando quais as opiniões da criança sobre situações que aconteceram na escola. Isso inclui também pedir que ela conte o que está aprendendo por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here