Tudo igual, mas diferente: 3 dicas para a volta às aulas no Ensino Fundamental – Anos Finais

Ainda que as crianças continuem na mesma escola, são muitas as novidades apresentadas nessa etapa

0
213

Apesar do Ensino Fundamental – Anos Finais parecer uma mera continuação do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, essa nova fase traz muitas novidades para as crianças – ou seriam adolescentes já? As dificuldades em retornar à rotina talvez ainda sejam as mesmas dos anos anteriores, mas, agora, o que mais preocupa são outras questões, como o aumento do número de disciplinas e a substituição de um professor regente por vários professores (no plural mesmo) especialistas, o que pode causar ansiedade para os estudantes. No entanto, essa sensação pode ser amenizada se a família der apoio aos alunos nesse momento.

1) Demonstre compreensão em relação ao momento que a criança está vivendo

A transição do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para os Anos Finais é um momento delicado na vida de seu filho porque representa, também, uma transição para a adolescência. Por isso, é preciso paciência, afetividade, respeito, diálogo e carinho. Portanto, demonstre interesse e compreensão a respeito desse novo momento da vida escolar – e pessoal – de seu filho.

2) Mostre que os amigos continuam lá para dar apoio

Mostre que os amigos “estão no mesmo barco” e que um pode dar apoio ao outro. Se estiver iniciando os estudos em uma escola diferente, incentive-o a se aproximar dos novos colegas, descobrindo aqueles com os quais percebe maior afinidade.

3) Ajude a criança a se organizar com as disciplinas

Talvez o fator que mais cause ansiedade nos estudantes nessa etapa da vida escolar seja a mudança do professor regente para os professores especialistas, com um aumento do número de disciplinas estudadas. Dessa forma, uma ajuda bem-vinda é mostrar como seu filho pode se organizar melhor para os estudos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here