Qualidades que seu filho desenvolve com a prática esportiva

0
117

Os benefícios das atividades físicas são indiscutíveis.

Correr, caminhar, dançar e alongar-se, por exemplo, são exercícios que ajudam na redução do peso, no aumento da massa muscular e da flexibilidade e na regulação do nível de colesterol e da pressão arterial, entre outros.

Mas as vantagens da prática esportiva, em especial, ultrapassam os aspectos físicos.

Futebol, vôlei, handebol, basquete, tênis, natação, atletismo… Não importa a modalidade. Todos os esportes oportunizam a descoberta e o desenvolvimento de qualidades que são exigidas e valorizadas em outros contextos da vida.

A inteligência emocional, a autoconfiança e a capacidade de lidar com as diferenças são algumas dessas qualidades”, diz Lorena Paolini, então professora de Esporte e Cultura do Colégio Positivo e agora diretora da Escola Passo Certo.

Ao contrário das demais atividades físicas, o esporte conta com um componente determinante: a competição.

Se praticado com regularidade e comprometimento – principalmente já na infância –, a competitividade pode ser exercida de maneira saudável e inteligente, a favor do próprio crescimento e também dos demais. Confira, abaixo, outras cinco qualidades que qualquer esporte ajuda a desenvolver.

1) Bom senso

Um atleta de verdade sabe ouvir as orientações de seu técnico e dos colegas de equipe e refletir sobre o que pode ser melhorado. Da mesma forma, ele entende e respeita as regras do jogo.

2) Trabalho em equipe

Essa habilidade é necessária em muitas situações da vida. No esporte, isso fica ainda mais evidente: para garantir bons resultados, é fundamental ser capaz de se adaptar ao grupo e trabalhar de maneira organizada.

3) Tolerância

Tolerância, solidariedade e respeito são alguns dos principais valores humanos que o esporte ensina. Ter empatia pelo adversário e saber conviver com as diferenças fazem parte do comportamento de um atleta.

4) Saúde e equilíbrio

A prática esportiva estimula o cuidado ao corpo e à mente, por meio de hábitos saudáveis. Viver de forma equilibrada significa alimentar-se bem, dormir nos horários adequados e ter disciplina (sem deixar de ser gentil consigo mesmo).

5) Saber ganhar e perder

Durante uma partida – e após ela – muitas emoções vêm à tona. Esse é o momento de compreender e lidar com alegrias e tristezas. Perceber que o adversário sente as mesmas coisas é um jeito de aprender a respeitá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here