Volta às aulas: 3 dicas para não prejudicar os estudos

O retorno à rotina escolar pode ser fácil e prazeroso. Saiba como!

0
113

Todo estudante há de concordar: as férias são especiais. Essas ocasiões permitem fazer muitas coisas que a rotina de estudos na escola e em casa não permite. Durante as férias, podemos viajar, dormir até mais tarde, brincar e nos divertir mais e relaxar por dias seguidos sem pensar nos compromissos escolares.

Mas em algum momento as férias acabam, e é bom estarmos preparados para isso. A volta às aulas representa uma mudança importante na rotina, que não deveria ser encarada com desânimo, mas com entusiasmo. Conhecer os novos colegas de classe, aprender conteúdos diferentes e enfrentar outros desafios são aspectos positivos na trajetória de um estudante.

Para que essa transição aconteça da melhor forma, é importante entender que o ritmo desacelerado das férias não precisa ser abandonado, mas integrado ao cotidiano de estudos. Assim, o organismo entende e se adapta mais facilmente às mudanças. Confira a seguir três dicas para retornar bem ao período letivo e manter a qualidade nos estudos.

Readapte o seu relógio biológico

Recomenda-se que no mínimo três dias antes da volta às aulas o aluno durma e acorde nos horários adequados para a nova rotina. Essa é a melhor maneira de informar ao corpo que o dia a dia vai mudar e que ele deve se preparar para novas atividades. Fazer um esforço gradual impedirá que a obrigação de levantar mais cedo para ir à escola seja uma tortura.

Simplifique a rotina

É importante buscar um equilíbrio entre o ritmo das férias e o ritmo da temporada letiva. O estudante deve entender que, a partir de agora, ele não poderá fazer tudo o que fazia nas férias, mas que também não precisa ficar ansioso e exagerar nos estudos. Portanto, a dica é: simplifique a rotina. Estabeleça horários de estudo, cumpra-os e divirta-se no tempo restante.

Aproveite as férias para aprender

Durante as férias, é possível manter a mente ativa e vivenciar muitos aprendizados adquiridos em sala de aula. Frequentar cinemas, teatros, shows, museus e zoológicos, ler bons livros, participar de jogos educativos e explorar habilidades artísticas são formas de revisar conteúdos importantes e ficar antenado para a volta às aulas.

No Colégio Positivo, o equilíbrio entre estudo, descanso e diversão é valorizado. Saiba como isso funciona!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here