De onde vem meu nome?

Conte para seu filho a história do nome dele

0
81

Há uma máxima que diz: “devemos pronunciar três vezes o nome do interlocutor se quisermos sua simpatia”. Se isso é verdade não sabemos, mas a expressão não deixa de fazer sentido. Os nomes têm poder e constituem um elemento de individualização da pessoa na sociedade.

Quando somos chamados por nosso nome, nos sentimos acolhidos e, de alguma forma, homenageados. É porque cada nome carrega uma história. Por ser um aspecto íntimo de nossa atuação em sociedade, ele revela uma parte de nós. Lembrar-se do nome de alguém é um sinal de respeito e consideração.

Brinquem com os nomes!

Se seu filho é uma criança curiosa, ele vai adorar conversar sobre seu próprio nome. Experimente organizar uma reunião em família para fazer essa atividade. Separamos, a seguir, alguns pontos que vocês podem seguir, mas usem a criatividade para abordar outras questões:

1) A escolha

Quem escolheu o nome? Ele foi inspirado em algo ou alguém? O processo de escolha foi fácil, difícil, rápido ou demorado?

2) Origem e significado

O site https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ oferece o significado dos nomes com referências histórias, sociais e culturais. Pesquisem!

3) Moda

Esse nome era bastante usado no ano em que seu filho nasceu? Observem que, assim como as roupas, os nomes saem e entram na moda.

4) Representatividade

O que o nome representa em sua vida como pai ou mãe? Pode ser que o nome de seu filho tenha um valor espacial para você. Conte ao pequeno.

Depois de discutir sobre o nome dele, façam o mesmo com o dos outros membros da família. No fim, vocês podem montar um cartaz com o nome dessas pessoas especiais ou até desenhar uma árvore genealógica com os parentes mais próximos: tios, primos, avós…  Façam isso ao som de uma canção muito bonita, que tem tudo a ver com a atividade: Seu nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here