Brincadeiras para distrair as crianças em casa durante a quarentena

Confira dicas e atividades para o período de isolamento

0
122

Como distrair as crianças na quarentena?

Ficar com as crianças em casa exige muita paciência e dedicação dos pais, podendo se tornar uma atividade bastante divertida para a família.

Em primeiro lugar, é fundamental lembrar que a quarentena e o período de isolamento não são férias, mas sim medidas preventivas para evitar a proliferação do coronavírus.

Por isso, é importante também criar uma rotina de atividades para que os filhos possam aproveitar esse período de maneira positiva.

Preparamos dicas simples e efetivas para você seguir com as crianças em casa:

Cabana

A cabana é uma das atividades preferidas das crianças e que pode ser feita em qualquer lugar da casa. Usando cadeiras, sofá, cobertores, mesa e o que mais ajudar na “construção”, a cabana pode servir como esconderijo, forte e até mesmo um acampamento para as crianças dormirem.

Stop!

Papel, caneta e muita imaginação. O “stop!” é uma brincadeira comum nas escolas e estimula o raciocínio rápido e o conhecimento geral dos jogadores. O primeiro a preencher todos os itens grita “STOP!”. Depois, é só conferir: respostas certas e únicas valem 10 pontos; respostas repetidas valem 5; e não preenchidas valem 0). Definam os temas antes de começar e aproveitem!

Telefone sem fio

Duas latas de metal e um barbante. Essa divertida brincadeira vai levar você de volta à infância. É, também, uma forma legítima de as crianças redescobrirem a simplicidade dos brinquedos antigos.

Caça-palavras e labirinto

Desafios cognitivos são muito importantes para manter o raciocínio das crianças ativo mesmo fora da escola. Encontre na internet alguns exercícios como caça-palavras, labirinto, palavras cruzadas (para os adolescentes) e distribua para os seus filhos aprenderem se divertindo.

Álbum de fotos

As fotos nos celulares e nas redes sociais estão disponíveis a qualquer momento, mas a experiência de ver um álbum de fotos em família é única. Além de reunir todos em um momento de alegria, também rende diversas histórias sobre o passado, aumentando ainda mais o conhecimento dos seus filhos.

Ensaio fotográfico

Peguem o celular, preparem o cenário e o figurino e fiquem prontos para dar risada! Ensaios fotográficos permitem diversas situações engraçadas e íntimas que só aumentam o laço com os filhos.

Jogo da memória e quebra-cabeça

Diversão, concentração e desafios. Jogos que estimulam a participação direta das crianças são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Elas vão passar horas se divertindo com esses exercícios.

Jogos de tabuleiro e bingo

A interação é muito importante para que a criança se sinta à vontade com outras pessoas fora de casa. Enquanto elas estão longe dos colegas de escola, aproveite para realizar atividades que exigem diálogo, negociação e contato direto. Jogos de tabuleiro e bingo são divertidos e ótimas ferramentas para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here