O que fazer com as crianças em casa durante a quarentena?

Dicas e atividades para o período de isolamento

0
531

É importante saber que cada faixa etária e perfil de criança exige um tipo de atividade educativa para desenvolvimento do raciocínio, da leitura e da coordenação motora.

Mesmo com as aulas suspensas, os pais devem continuar incentivando esses atributos.

Mas como?

Com as brincadeiras e atividades que preparamos para ajudar neste período com seu filho em casa:

Caça ao tesouro 

Crie enigmas e esconda pistas pela casa. Isso vai manter as crianças concentradas em encontrar o tesouro (que pode ser uma sobremesa, por exemplo), enquanto você prepara o almoço.

 

Amarelinha/pular corda 

Exercícios físicos também são importantes para manter o corpo dos seus filhos ativo. Em um corredor ou espaço aberto dentro de casa, defina o local para pular corda e coloque fitas no chão para demarcar a amarelinha.

 

Bambolê/Vivo ou morto 

O bambolê mantém as crianças entretidas por muito tempo. É uma atividade que exige concentração e coordenação motora, mas que elas podem aprender com a prática rapidamente. Já o “vivo ou morto” vai precisar da sua ajuda, definindo o momento de se agachar ou ficar em pé – é uma ótima forma de gastar energia.

 

Bagunça e organização 

Separe um momento para as crianças poderem bagunçar a casa, mas de maneira controlada. Após a bagunça, crie desafios para elas organizarem tudo novamente. Essa brincadeira é dinâmica e cria um senso de responsabilidade.

 

Pescaria 

A mini pescaria exige muita concentração e calma das crianças. Coloque papéis com prêmios em cada peixinho e dê a recompensa para quem conseguir pescar. É um ótimo exercício para acalmar seus filhos em momentos antes de dormir, por exemplo.

Mini golf 

O mini golf pode ser realizado em qualquer lugar da casa. Faça buracos em uma caixa de papelão e posicione-a a uma distância considerável. Com mais uma bolinha (que pode ser de borracha) e até mesmo um cabo de vassoura, ensine esse esporte lúdico aos seus filhos.

Lego 

Construir, pensar e encaixar. Não é à toa que o Lego é um dos favoritos de diversas gerações. O brinquedo incentiva o raciocínio das crianças e oferece milhares de possibilidades com suas peças.

Brinquedos recicláveis 

Papelão, garrafas pet, caixas de leite e muito mais. As crianças podem inventar múltiplas brincadeiras e milhares de brinquedos com simples materiais que iriam para o lixo. Assim, elas criarão uma consciência ambiental se divertindo. 

Além das brincadeiras, muitas dúvidas podem aparecer, como: o que é coronavírus? O que é quarentena? Quantos dias terei que ficar em casa? Então, prepare-se para explicar de maneira tranquila, evitando confusões desnecessárias e até mesmo utilizando algumas das brincadeiras para fazer em casa citadas acima. Continue seguindo todas as orientações médicas, da OMS e do governo. Ficar em casa é fundamental para evitar a propagação do coronavírus.

Para ver mais brincadeiras, clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here