Como a prática esportiva pode fazer de seu filho um profissional desejado pelo mercado de trabalho?

0
73

Quais são as qualidades que o mercado de trabalho busca em um profissional? Comprometimento, agilidade, desenvoltura, capacidade de trabalhar em equipe, honestidade… São muitas as habilidades que chamam a atenção das empresas.

Existem diferentes formas de desenvolver e aprimorar essas características. A prática esportiva é, provavelmente, a mais importante – e saudável – entre elas. Assim como as profissões, os esportes giram em torno da competitividade.

Segundo Lorena Paolini, então professora de Esporte e Cultura do Colégio Positivo e agora diretora da Escola Passo Certo, os esportes em geral exercitam a inteligência emocional, a autoconfiança e o senso de coletividade.

Além de proporcionar benefícios ao corpo, regulando as funções vitais, essa prática permite o contato com questões internas. Conhecer e respeitar os próprios limites e saber ganhar e perder são aspectos do autoconhecimento.

Essa compreensão se reflete nas relações. O bom atleta tem empatia e respeito pelo adversário. Ser solidário e saber conviver com as diferenças são qualidades essenciais tanto no universo esportivo quando no universo profissional.

Ter a habilidade de trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer projeto – seja uma competição esportiva ou uma startup, por exemplo. As sociedades e a economia global prosperam com a harmonia do coletivo.

Portanto, os esportes ensinam a ressignificar o conceito de competitividade, e isso é emergencial no ambiente corporativo. Simplesmente querer ser melhor do que os outros não traz resultados nem para o profissional nem para o negócio.

Assim como em uma partida de futebol, o essencial é colocar em campo os próprios talentos, sem ofuscar os companheiros de equipe. Mais do que isso, deve-se criar condições para que cada um se expresse e também brilhe.

Os adversários merecem o mesmo respeito. É difícil pensar a favor do oponente – ou da concorrência –, mas esse pode ser um excelente exercício de empatia. No fim, o que mais importa ao público é o jogo em si, e não os resultados.

A atividade esportiva é uma ferramenta educativa. Incentivar o contato da criança ou do jovem com qualquer esporte é uma maneira de investir em seu futuro: ele ganhará habilidades de se relacionar com diferentes situações da vida.

O Colégio Positivo reconhece a importância dos esportes e incentiva a prática esportiva nos horários extracurriculares. Conheça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here