5 qualidades que se desenvolve na escola

0
65

Frequentar a escola significa muito mais do que aprender Matemática e Português. “Óbvio”, você deve estar pensando. “Aprendemos também História, Geografia, Filosofia, Artes…”. Claro, mas não é disso que estamos falando. Além dos conhecimentos básicos que as disciplinas trazem, existem muitas outras qualidades que a trajetória escolar desenvolve em um estudante – as quais são essenciais no exercício da cidadania e em diferentes situações da vida.

É sobre elas que vamos falar agora. A seguir, conheça cinco competências que as crianças e os jovens adquirem e aprimoram no dia a dia na escola.

1 – Pensamento crítico

Em todas as matérias, desde os primeiros níveis de ensino, os alunos são estimulados a pensar, opinar e argumentar sobre fenômenos do mundo que os rodeia. À medida que se desenvolvem – física e intelectualmente –, eles refinam a capacidade de perceber e interpretar as diversas experiências do cotidiano. Essa habilidade é extremamente importante na vida adulta: as relações, as profissões e os compromissos diários podem ser mais saudáveis e interessantes se experienciados com pensamento crítico.

2 – Sociabilidade

Saber conviver e se relacionar é uma capacidade que desenvolvemos primeiramente na escola. Vivemos em um mundo de relação: com nós mesmos, com o outro e com a biosfera. Portanto, é superimportante sabermos interagir, seja qual for a situação ou fase da vida. Desde o primário, os estudantes são motivados a entrar em contato com os colegas, aprendendo em conjunto e descobrindo a diversidade. Ao mesmo tempo, eles aprendem a se relacionar consigo mesmos. Assim, tornam-se cidadãos íntegros, comprometidos com o bem da sociedade.

3 – Responsabilidade

O cronograma escolar tem grande utilidade. Tarefas, projetos, avaliações, atividades extras, eventos… Tudo o que acontece na escola e que diz respeito ao aluno é organizado e apresentado a ele como uma maneira de que ele próprio desenvolva a habilidade da organização. Cumprir prazos e fazer o que tem que ser feito é uma responsabilidade presente em várias circunstâncias da vida. Então, as escolas têm o compromisso de ensinar a criança e o jovem a ministrar o tempo e exercer seus deveres, sem medos, preocupações e ansiedades.

4 – Respeito e humildade

O convívio diário com colegas, professores e funcionários é engrandecedor. Como uma segunda família, a escola representa o lugar onde a humildade é trabalhada constantemente. Os estudantes precisam aprender a importância de aceitar e apreciar a diversidade, entendendo que ninguém é melhor ou pior do que ninguém. O crescimento saudável está diretamente ligado a essa capacidade: quanto mais humilde e respeitoso for o aluno, mais à vontade ele se sentirá com o próprio aprendizado.

5 – Autoconhecimento

De alguma forma, este tópico resume os anteriores. Qualquer experiência, em qualquer lugar, pode servir como oportunidade para o autoconhecimento. No entanto, as escolas parecem ser o campo mais propenso para isso acontecer. É o lugar onde os alunos têm que lidar com fracassos, frustrações e dificuldades de toda ordem. Os estudos e os relacionamentos nas escolas oferecem problemas e alegrias na medida certa para que o indivíduo se conheça e, assim, conheça o outro.

No Colégio Positivo, as crianças e os jovens encontram o que precisam para descobrir e cultivar essa cinco e muitas outras qualidades. Aqui, eles entendem o seu lugar e o seu papel no mundo.

Conheça! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here