Segundo idioma: qual é a idade ideal para aprender?

Estudo indica que, idealmente, a idade limite é de 10 anos

0
39

O desenvolvimento de habilidades essenciais na vida adulta começa quando somos crianças, lá na primeira infância. Sabe por quê? Porque depois que crescemos o cérebro fica menos mutável ou adaptável. É o que indicam muitos nomes da comunidade científica, por meio de diferentes estudos. Segundo eles, a formação cerebral se dá até os sete anos de idade, período após o qual acontece a prática do conhecimento adquirido.

Isso se aplica para o aprendizado de idiomas. Quanto antes a criança tiver contato com outra língua, maiores são as chances de ela obter proficiência, ou seja, de desenvolver habilidades de comunicação correspondentes a alguém que mora em um país estrangeiro e tem contato constante com a língua local.

E não estamos falando de aulas bilíngues. Estamos falando simplesmente da introdução ao inglês, ou outro idioma desejado, ainda nos primeiros anos de vida. O ideal é que a partir dos três anos a criança já tenha esse contato por meio da ludicidade, das brincadeiras. Esse método é efetivo porque a criança não apenas aprende, mas adquire um novo idioma de forma natural.

Depois disso, a idade limite para uma criança absorver outra língua é de 10 anos de idade, como indica um estudo do Massachusetts Institute of Technology. O estudo apontou, ainda, que até os 18 anos os adolescentes conseguem manter essa aptidão. Após essa fase, eles continuam capazes de aprender, mas demoram a alcançar a fluência.

Como alternativas, os pais podem buscar escolas que contam com uma carga horária significativa de aulas no idioma escolhido ou escolas bilíngues, onde o idioma é mais amplamente abordado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here