Soft skills: como elas podem ajudar seu filho?

Escolas de hoje ensinam habilidades importantes para a vida

0
54

Escrever bem, fazer contas com precisão, ter fluência em outro idioma… Essas são algumas habilidades que destacam as pessoas na vida adulta. Mas você sabia que as exigências se ampliaram e foram para o âmbito da personalidade? Já ouviu falar em soft skills? Esse conceito é utilizado atualmente em referência às habilidades interpessoais, que são muito valorizadas no mercado de trabalho e em outros contextos da vida.

Hoje, um profissional é avaliado pelo conjunto personalidade + comportamento profissional. A soma desses dois critérios engloba algumas habilidades, ou particularidades, que, apesar de serem pessoais, podem, sim, ser desenvolvidas ainda na infância. Essas competências são resultado de experiências, cultura, criação, educação e aptidões mentais, emocionais e sociais, para as quais algumas instituições de ensino já estão olhando, trazendo-as para dentro da grade curricular, por meio de vivências.

Os trabalhos em equipe são um exemplo: os estudantes têm a oportunidade de aprimorar a capacidade de comunicação, estabelecer bons relacionamentos com colegas e professores e adquirir senso colaborativo, entre outros. Dessa maneira, o colégio prepara seus alunos para essa nova realidade, com a qual, quando crescerem, irão se deparar.

Soft skills na prática hoje

O cenário atual, de pandemia, nos permite perceber de forma mais clara a importância de algumas soft skills. Flexibilidade e adaptabilidade são duas das mais importantes. Como reagimos quando há a necessidade de nos reinventarmos e nos reestruturamos? Esse é um importante momento para ensinar seu filho a fazer isso. A adaptação ao novo modelo de ensino à distância é um tema que precisa ser conversado em família.

Veja algumas soft skills que seu filho precisa desenvolver

1 – comunicação eficaz

2 – escrita

3 – empatia

4 – colaboração

5 – organização e planejamento

6 – flexibilidade

7 – resiliência

8 – pensamento criativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here