15 dicas para praticar inglês no dia a dia

0
1242

Como levar o aprendizado dos livros para o cotidiano?

Para aprender inglês não basta ler livros, fazer exames e ganhar um certificado: é preciso incorporar a nova língua às situações cotidianas. É por isso que muitos estudantes fazem intercâmbio após a conclusão de um curso de idioma. Mas não é necessário ir a lugares distantes para adquirir fluência ou ampliar o domínio da língua inglesa: dá para fazer isso sem sair de casa, com o auxílio da tecnologia.

A coordenadora do PES Language Program do Colégio Positivo, professora Maria Carolina Vivacqua, diz que as situações de uso da língua criadas em sala de aula, embora importantes, são limitadas e artificiais. “Quando o aluno sai dos livros (e da sala de aula) e tenta usar o idioma em outros ambientes e contextos, aí, sim, ele encara situações reais em que pode tornar o aprendizado mais eficiente e duradouro”.

E como fazer isso? Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar a afiar os conhecimentos na nova língua, de um jeito natural e estimulante. Incentive seu filho a colocar essas ideias em prática e tente você também dar um up grade no inglês!

1 – Mude as configurações de idioma no celular e em todas as redes sociais para o inglês.

2 – Quando assistir a filmes e séries, coloque a legenda em inglês.

3 – Inscreva-se no canal de algum falante nativo de inglês no Youtube e assista, pelo menos, a um vídeo por dia.

4 – Leia livros infantis e revistas em quadrinhos em inglês.

5 – Fale inglês em voz alta quando faz exercícios. Você pode gravar e depois ouvir como está a sua pronúncia.

6 – Escreva um diário em inglês. Tente escrever pelo menos um parágrafo todos os dias sobre qualquer coisa que vier à sua mente.

7 – Troque mensagens com amigos em inglês. Use redes sociais e aplicativos também para conhecer pessoas de outros países.

8 – Baixe um aplicativo de dicionário em inglês em seu celular e consulte-o toda vez que não souber uma palavra. Aproveite para conferir a pronúncia.

9 – Aprenda músicas em inglês e cante junto para melhorar a fluência e entonação.

CLIQUE AQUI e acesse uma PLAYLIST ESPECIAL com 10 MÚSICAS para APRENDER INGLÊS (Para praticar, a dica é que você acompanhe a música ao mesmo tempo em que lê a letra)

10 – Procure podcasts interessantes e repita-os quantas vezes achar necessário para captar as principais ideias.

11 – Desafie-se em games de idiomas on-line para aumentar a confiança no inglês.

12 – Use o inglês para tarefas diárias, como escrever lista de compras ou anotações diversas.

13 – Pense em frases que você usa com frequência em português e aprenda a falá-las em inglês.

14 – Se você gosta de cozinhar, procure receitas americanas e tente fazê-las. Você vai aprender sobre ingredientes e ferramentas de cozinha de um jeito divertido.

15 – Assista a palestras e talk shows, por exemplo, para melhorar a compreensão auditiva e se manter atualizado.

Quem conseguir aplicar essas dicas dará, a longo prazo, um salto significativo no aprendizado. Não se esqueça de que é mais proveitoso expor-se ao idioma dez minutos por dia do que estudar durante uma hora apenas uma vez na semana. Então, leia, escreva, escute e fale um pouco todos os dias. O importante é se divertir com essas várias possibilidades e usar os erros e dificuldades para aprender constantemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here