Como manter a saúde física e mental em dia?

Nesse momento pandêmico, se tornou ainda mais importante parar para refletir sobre o estado em que está a nossa saúde emocional.

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A preocupação com nossa saúde física sempre foi um assunto muito discutido no âmbito familiar, na mídia, entre outros espaços. Mas pouco se fala na saúde mental, que é algo que influencia significativamente o bem-estar social e a saúde física, pois é indissociável dela.

Mas o que é saúde mental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Nessa definição, saúde, no geral, compreende o bem-estar que envolve aspectos tanto físicos quanto mentais e emocionais. Ou seja, não podemos dissociar o físico do mental. Os dois se complementam. E dessa forma, quando cuidamos da nossa saúde mental, estamos cuidando também da nossa saúde física, e vice-versa.

Nesse momento pandêmico, se tornou ainda mais importante parar para refletir sobre o estado em que está a nossa saúde emocional. Isso porque, acostumados com um ritmo de vida no qual tínhamos contato presencial com amigos e familiares constantemente — algo extremamente necessário para a manutenção do nosso bem-estar enquanto indivíduos sociais —, fomos, de uma hora para outra, obrigados a nos distanciar das pessoas que nos fazem bem, assim como da escola, um espaço essencial na promoção da vida social.

Permanecer em um local restrito por muito tempo acaba sendo prejudicial à saúde mental do indivíduo se ele não o fizer da melhor maneira possível. Assim, estabelecer regras e um cronograma que contemple todas as atividades necessárias do dia a dia, como trabalho, estudos, descanso e lazer, pode ser uma boa alternativa para não “pirar”.

Dicas!

Às vezes, falamos bastante em cuidar da saúde mental, mas no final das contas não sabemos muito bem como fazer isso. Então, vamos para algo mais prático?

A psicóloga Maísa Pannuti, que é Supervisora do Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Positivo, elenca algumas dicas para crianças e adolescentes manterem sua saúde física e mental em dia.

  • Estabeleça uma rotina de estudos, tarefas e demais atividades. Isso colabora para evitar a ansiedade, pois, se você seguir essa rotina, não irá procrastinar, o que é um fator desencadeador de ansiedade.
  • Faça pequenas pausas no estudo: levante-se, mexa-se, alongue-se, tome uma água.
  • Encontre uma atividade que te dê prazer, mas que propicie o desenvolvimento de alguma habilidade, que pode ser física, artística, de cuidado com o meio ambiente, entre tantas outras.
  • Procure sempre ajudar uma pessoa, o que pode ser feito de maneiras muito simples, mas bastante efetivas, como: ajudar algum colega que tenha dificuldade em uma matéria que você domina; ajudar nas tarefas de casa; dar atenção a uma pessoa idosa, nem que seja enviando uma mensagem ou telefonando.
  • Procure se atualizar em relação às questões atuais, tais como meio ambiente e direitos humanos. Isso ajuda a ampliar nossa perspectiva de mundo e a desenvolver um senso de pertencimento.
  • Converse com sua família e seus amigos, troquem ideias e experiências. Muitas vezes, discutir sobre um filme ou livro traz aprendizado e senso de pertencimento a um grupo.

    Para entender mais sobre como os pais podem contribuir nesse processo, assista ao segundo episódio da websérie Sem Neura clicando aqui.

    Ao levar todas essas questões em consideração, conseguimos de fato manter a nossa saúde emocional e física equilibradas e em dia. E é importante lembrar-se de que não é sozinho que a gente consegue manter esse bem-estar, mas sim, sempre com a ajuda do outro. Cuidar do outro também é cuidar de si.

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