A arte que envolve e desenvolve

0
116
Young Blond Girl Wearing Clown Make Up and Polka Dot Costume Shielding Eyes from Bright Stage Lights in front of Red Curtain

Na semana mundial do teatro, refletimos sobre a arte que facilita o desenvolvimento de habilidades desde cedo  

Dizem estudos que a prática do teatro teve início na Grécia Antiga, com festas que celebravam divindades da mitologia grega, como Dionísio, deus do vinho. No entanto, esse tipo de manifestação artística continua firme e forte, encantando e envolvendo gregos e troianos, até os dias de hoje.

Mas, muitas vezes, estamos acostumados a apenas assistir ao teatro e não a interpretar. Por isso, esquecemos do quanto essa atividade pode ser benéfica em relação a vários aspectos de nossa vida pessoal e profissional. Você sabia que, para além de desenvolver competências artísticas que podem se tornar uma profissão, por exemplo, o teatro estimula outras habilidades que perduram pela vida toda no caso das crianças?

Segundo Rafaela Ricardo, assessora de Teatro e Eventos do Colégio Positivo, “o teatro é uma atividade que possibilita a expressividade, oralidade, sensibilização, socialização, autoconfiança etc., que são aspectos necessários a qualquer indivíduo. Ao representar, a pessoa tem a oportunidade de solucionar problemas, colocando-se no lugar do sujeito que, no caso, é o personagem.”

Além do mais, o teatro se estabelece como uma ferramenta educacional muito eficaz, na medida em que pode atuar como mediador das mais diversas disciplinas, por meio da dramatização voltada para a compreensão de conteúdos. Quantos professores você conhece que já utilizaram o teatro dessa maneira? Quem nunca interpretou aquela narrativa envolvente para aprender literatura e fixar o conteúdo?

“No caso do Colégio Positivo, as aulas de teatro para crianças são baseadas em jogos dramáticos que desenvolvem diferentes habilidades. O aluno não sente o tempo inteiro que está representando. Os benefícios são diversos e vão além do desenvolvimento e do fazer artístico: as crianças experimentam outras realidades, são estimuladas em relação à criatividade, desenvolvem técnicas de oratória e retórica, exploram sua responsabilidade e comprometimento, aumentam sua autoestima etc.”, comenta Rafaela.

Pequenos atores, grandes adultos

Nunca é tarde para começar a interpretar. Mas é claro que iniciar mais cedo contribui para que a criança aprenda a apreciar e a se sensibilizar com a arte de forma mais espontânea.

“Em geral, a criança que faz teatro desde cedo será um adulto que sabe trabalhar em grupo, falar e expressar sua opinião em público e que reconhece suas emoções. A prática do teatro desenvolve a expressividade, ou seja, reúne e organiza as habilidades necessárias para o convívio social, por exemplo, autoconhecimento, confiança em si e no outro, comunicação clara e eficaz, escuta ativa, empatia e trabalho em grupo.” – Rafaela Ricardo, assessora de Teatro e Eventos do Colégio Positivo.

Assim, a prática do teatro possibilita que o aluno vivencie situações que irão desenvolver competências essenciais para sua vida em sociedade, tornando-o um adulto global e preparado para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here