13 Habilidades do futuro que seu filho aprende na escola

0
344

Uma educação de qualidade está comprometida com a formação integral dos indivíduos. Para isso, a escola deve se preocupar em ensinar muito além de habilidades técnicas.

É no convívio escolar, nos debates e nas atividades em grupo que se criam experiências para trabalhar habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. Essa diversidade de ideias e interações proporciona ao aluno não somente um ganho cognitivo, mas também o desenvolvimento socioemocional, que será fundamental para suas relações pessoais e profissionais na vida adulta.

Conheça, a seguir, as principais soft skills que seu filho aprende durante as atividades da escola.

1 – Pensamento criativo

Habilidade para perceber conexões incomuns, criar ou transformar algo já existente em algo novo ou diferente do usual. Inovar é um exercício de resiliência.

2 – Resiliência

Capacidade de enfrentar situações difíceis, superar as adversidades e recomeçar. Essa competência está diretamente ligada à capacidade de resolver conflitos.

3 – Resolução de conflitos

Inteligência para lidar com objeções e conflitos, analisando e revisando as informações, para planejar e avaliar as melhores opções, e, então, implementar as soluções. Para desenvolver essa habilidade é necessário manter o pensamento crítico.

4 – Pensamento crítico

Competência de experimentar, observar, analisar e refletir a respeito de um determinado assunto, compreendendo detalhadamente as mais diversas situações. Dessa forma, o pensamento crítico contribui para a tomada de boas decisões.

5 – Tomada de decisões

Habilidade de realizar escolhas conscientes, ponderando os seus impactos e assumindo e gerenciando riscos e perdas, de forma rápida. Essa agilidade necessária está relacionada à competência de gestão de tempo.

6 – Gestão de tempo

Inteligência para calcular o tempo e a energia que devem ser aplicados para alcançar os resultados desejados. A negociação faz parte dessa habilidade.  

7 – Negociação

Está relacionada à capacidade de proporcionar satisfação a duas ou mais partes envolvidas, na busca pela concretização de um objetivo em comum. A boa comunicação é essencial para desenvolver essa competência.

8 – Comunicação

Habilidade de saber como e quando se expressar, e também de ouvir, transmitindo e interpretando ideias de forma clara e eficaz, por meio da fala ou da escrita. Uma boa comunicação é a chave para criar bons relacionamentos interpessoais.

9 – Relacionamento interpessoal

Capacidade de dialogar e manter o interesse e a convivência com as mais diversas pessoas. A diversidade de relacionamentos nos permite exercitar a empatia.

10 – Empatia

Competência de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo suas motivações e limitações, o que nos leva a tratar todos com respeito e educação, especialmente nas situações mais difíceis. Essa conduta é característica fundamental para a formação da liderança.

11 – Liderança

Por unir todas as competências socioemocionais, essa é a habilidade de se destacar, inspirar as pessoas ao seu redor, alavancar o desempenho e criar um ambiente de colaboração. 

12 – Colaboração

Inteligência para saber trabalhar em grupo, em prol de um mesmo objetivo, superando objeções e diferenças que podem aparecer no decorrer do tempo. A ética deve ser a base para as ações de colaboração.

13 – Ética

Formada por valores individuais e coletivos, que moldam a postura em relação às responsabilidades, deveres, direitos e escolhas. Essa é a capacidade na qual todas as soft skills se sustentam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here