Horários alterados, rotina mudada, mães e pais trabalhando em home office, filhos sem ir à escola. Visitas proibidas de receber e de fazer. Sim, mudanças radicais em curto espaço de tempo.
Não é de espantar que a ansiedade se manifeste das mais diversas formas nos adultos e, sim, também nas crianças. Os adultos, ainda sabem o que está acontecendo, mas e as crianças? Elas só serão invadidas por essa ansiedade, por esse desconforto, e terão muita dificuldade de lidar.
E todo esse estresse já constatado inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Reunimos cinco dicas para ajudar no controle desse momento.
1 – controle a quantidade de tempo que você vê, lê ou ouve notícias acerca da pandemia. Dentro disso, tenha muito cuidado com as fake News e não dê tanta atenção a materiais enviados no whatsapp.
2 – use as redes sociais a seu favor, inclusive para se aproximar de amigos e familiares. Vale também fazer chamadas de vídeos com os amiguinhos da criança, isso vai aproximá-la dos amigos e diminuir esse distanciamento.
3 – tenha horas de qualidade com a criança, em que sua atenção esteja verdadeiramente voltada a ela. Durante uma brincadeira, deixe o celular de lado, por exemplo.
4 – promova brincadeiras online entre seu filho e os amigos.
5 – se a criança está na primeira infância, faça um quadro rotina indicando horário do café da manhã, do almoço, da brincadeira, do lanche e claro, coloque os horários da mamãe, por exemplo, hora da mamãe trabalhar.