Para além do estímulo: saiba quais ações do dia a dia são fundamentais para o desenvolvimento da criança

0
329

Todos sabemos que as crianças aprendem muito quando são estimuladas pelos adultos, seja na escola, seja em casa. No entanto, é importante ter em mente que, mesmo nos momentos mais aleatórios possíveis, como os momentos cotidianos nos quais a gente nem imagina que possa acontecer aprendizado, a criança também aprende. E esses momentos podem ser essenciais para a construção da sua autonomia. 

Mas como assim? 

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Hannyni Mesquita, “todas as ações do dia a dia fornecem ferramentas para a construção da autonomia e, a partir da coerência e consistência com que elas acontecem, auxiliam na leitura de mundo pela criança e no entendimento do funcionamento da vida”. Nesse sentido, as ações mencionadas pela professora devem ser mediadas da forma mais carinhosa e intencional possível, de modo que auxiliem na construção da autonomia da criança.

Algumas atividades que fazemos  diariamente, como comer, tomar banho, guardar os utensílios que foram bagunçados etc. são tarefas que, por vezes, são tidas apenas como obrigações e geram aquela tensão no convívio familiar. A dica da professora Gilciane Ortolani é que essas tarefas se tornem divertidas e acolhedoras para a criança, criando combinados e rituais:

“Ao fazer a higiene, podemos estabelecer uma música que permita que a criança saiba que aquele momento é da higiene; ao acordar, ter uma brincadeira que sempre aconteça e que antecipe para a criança o que virá. Ou, mesmo no momento da alimentação, podemos colocar à criança ajudando no preparo ou na organização da refeição”. 

Segundo a professora, envolver a criança na construção da rotina é respeitoso e traz a sensação de previsibilidade  que, por consequência, produz a sensação de segurança. Além disso, o modo como resolvemos os problemas rotineiros também traz para a criança referências de comportamento.

E qual a importância? 

As professoras explicam que a autonomia física está relacionada à autonomia intelectual, ou seja, quando a criança sabe que os adultos acreditam nela e que ela tem espaço para tentar, ela se desafia mais, desenvolve sua autoconfiança e cria mais.

A professora Hannyni elenca algumas dicas para construir uma rotina de qualidade para as crianças:

  • Coloque a criança para participar das ações da família. Somos seres rotineiros e, com calma, construímos com a criança o ritmo da nossa casa.
  • É necessário sair do piloto automático, permitir-se tentar novamente, mesmo que as coisas não tenham dado certo. Perdeu a paciência no dia a dia? Comece de novo.
  • Pense na educação que você deseja praticar e não na educação que as pessoas esperam de você. 
  • Considere se o ambiente que a criança mais fica permite que ela mesma possa acessar os brinquedos e guardá-los.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao webinar exclusivo ministrado pelas professoras Hannyni e Gilciane. Clique aqui para assistir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here