Foi-se o tempo em que os estudos se limitavam aos livros e à sala de aula. Sem negar a importância da teoria, os educadores de hoje sabem que, na maioria das vezes, a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa. Os jogos lúdicos, portanto, podem ser explorados como um recurso educativo.
O melhor exemplo de jogo lúdico que possibilita a aprendizagem por meio de experiência é o Lego. Muito mais do que um brinquedo, o Lego é um sistema que estimula a criatividade e a concentração. Para isso, baseia-se em quatro ações, conhecidas como os 4Cs: construir, conectar, contemplar e continuar.
O Lego é constituído por peças que se encaixam e permitem criar formas variadas. Apesar de muito simples, esse brinquedo trabalha também aspectos emocionais, como autoconfiança. Por isso, ele pode trazer benefícios até para as relações interpessoais.

Esse jogo é recomendável para pessoas de qualquer idade e pode ser aplicado nas escolas como um material didático muito eficaz. Para as crianças, ele é especialmente interessante porque traz impactos positivos no desenvolvimento da cognição e de aptidões sociais, emocionais, físicas e culturais.
Por meio da brincadeira, o professor consegue trabalhar diferentes temas, objetivos e conhecimentos. Para isso, ele explora as possibilidades do sistema Lego nos variados níveis de dificuldade. “Por meio da ludicidade, a criança torna-se mais investigativa e consolida seus conhecimentos por meio da vivência”, diz Merylin.
Sobre o Lego
O Lego foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen e é fabricado desde 1934. Popular no mundo todo, é utilizado inclusive em ambientes empresariais, devido aos seus benefícios comprovados, entre os quais o desenvolvimento de inteligência emocional e a exposição de diferentes formas de enxergar o mundo.
No Colégio Positivo, Lego faz parte da Educação Infantil. Venha conhecer nossa metodologia!